segunda-feira, 26 de abril de 2010

"Boas Ideias"





A Palavra de Deus em Gênesis, nos mostra em duas situações distintas, como Boas Ideias ás vezes podem não resultar em algo positivo.

Em Gênesis 15, vemos Abrão tendo uma bela ideia diante de Deus, ante o fato dele não ter ainda seu herdeiro, gerado por sua esposa:

“Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.
Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer?
Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro”.


Abraão, diante do fato de já ter uma idade avançada, vai diante de Deus e o questiona sobre o fato de que grande galardão ele teria, visto que nem mesmo filhos ele tinha. Abrão então diz ao senhor, que o servo de sua casa SERIA o seu herdeiro. Vejamos então a resposta de Deus:

“E eis que veio a palavra do SENHOR a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro.
Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência”.


Um pouco mais a frente desse episódio, vemos outra pessoa tendo uma Boa ideia para resolver um aparente problema, em Gênesis 16, temos Sara que busca uma solução para o fato de não poder gerar um descendente á Abrão:


“Ora Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar. E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.
Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã.
E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos”.


Vimos duas situações semelhante com dois resultados distintos, e apenas um fato que fez toda diferença no final dessas história: Quando Abraão tem a ideia de colocar seu servo Eliéser por herdeiro, ele coloca essa situação diante de Deus, vemos Abraão consultando a Deus sobre este fato e temos então a resposta de Deus, garantido a ele, que no tempo devido ele seria surpreendido por sua benção. No entanto, Sara não faz o mesmo, ela decide em seu coração colocar em prática sua Boa ideia, de dar sua serva como mulher a Abraão a fim de lhe conceder um filho, e o resultado de tudo isso, foi o seu próprio desprezo e outras conseqüência terríveis que vemos no decorrer da história de Ismael.

Portanto irmãos, precisamos sempre estar atentos ao nosso coração, entendendo que nem sempre boas ideias resultarão em boas obras. Necessitamos em todo o tempo e antes de tudo, entender o Senhorio de Deus sobre nossas vidas, em nossas decisões, até mesmo aquelas que aos nossos olhos parecem ser as mais acertadas, devemos antes nos aconselhar com o senhor, pois é ele quem conhece o nosso coração e esquadrinha os nossos pensamentos e nos dará sempre a melhor opção de escolha.

“Senhor dê-nos um coração sempre grato por sua presença e por seu amor, ensina-nos em todo o tempo a termos humildade e o cuidado de te consultar em todas as nossas escolhas e decisões, afim de que não percamos o melhor que tens pra nossas vidas”


(Palavra ministrada pelo Pr.Carlos Luciano (Com.Evangélica El Shadday), durante a reunião de Oração – 26/04/10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário